Sala sensorial de acolhimento para alunos com Transtorno do Espectro Autista é inaugurada no município de Iguape/S.P.
Na tarde da última terça-feira (13), de maio, o prefeito Salvador José Barbosa Júnior, da cidade de Iguape acompanhado por Luciano Pereira Viana, Secretário Municipal de Educação, reuniu-se com diretores, coordenadores, professores e mães de alunos, na Escola Municipal 'Professor Benedito Rosa Carneiro' para inaugurar a Sala Sensorial de Acolhimento. Está é a primeira criada pela prefeitura, que em breve pretende inaugurar outras duas, uma na Escola Profª Amância Alves Muniz e a outra na Escola 'Profª Zely Alves Fortes, ambas no bairro do Rocio.
A Sala foi preparada pela Prefeitura de Iguape para promover cada vez mais a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências no espaço escolar, oferecendo diversos benefícios para o desenvolvimento e bem estar dos alunos. Um olhar dedicado à educação especial, com idealização e atuação da coordenadora do Centro Inclusivo Municipal - CIM.
O objetivo da Sala Sensorial de Acolhimento é ainda promover um espaço aconchegante, projetado para proporcionar estímulos sensoriais controlados, visando regular as emoções e relaxamento, além de potencializar a criatividade, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, a comunicação e socialização dessas crianças atípicas.
Assim, quando houver alguma desregulação em sala de aula, seja por sobrecarga sensorial, frustração, mudanças na rotina, dificuldades em expressar emoções ou qualquer outro motivo, o estudante poderá contar com esse ambiente, com brinquedos e recursos pedagógicos, para regular suas emoções, comportamentos e sensações, e, logo que possível, retornar à sala de aula.
A médio prazo, a proposta inovadora da equipe envolvida no projeto é criar salas como essa em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação da PMI
#educação #Iguape #salasensorial #inclusão #tea