LUTO: CANTORA, ATRIZ E EMPRESÁRIA PRETA GIL MORRE AOS 50 ANOS DURANTE TRATAMENTO DE CÂNCER NOS EUA
A cantora teve uma carreira multifacetada na música, TV, publicidade e empresariado. Ela nasceu em 1974, no Rio de Janeiro, filha do icônico músico Gilberto Gil, e cresceu imersa em um ambiente artístico. Iniciou sua trajetória profissional nos bastidores, trabalhando na produção de videoclipes para artistas como Ivete Sangalo, Ana Carolina e grupos como KLB no anos 90. Esse trabalho foi fundamental para a popularização do formato de videoclipe no Brasil.
Foi em 2003 que Preta Gil lançou seu álbum de estreia, Prêt-à, marcado pela capa ousada em que posou nua, causando grande repercussão e evidenciando seu renascimento artístico. A música ¨Sinais de Fogo¨ (de Ana Carolina e Totonho Villeroy) conseguiu destaque nas rádios de MPB, e ela realizou shows de sucesso como o ¨Bloco da Preta¨ no Rio de Janeiro em 2009.
Além da música, Preta atuou como atriz e apresentadora de TV em diversos programas e novelas, incluindo a novela Agora É Que São Elas (2003) e programa Caixa Preta (2004) na Rede Bandeirantes, além de participações no The Voice Brasil como mentora assistente, e participou de outros formatos televisivos até 2025.
No âmbito empresarial, Preta Gil destacou-se por criar a agência Mynd, uma das principais do Brasil focada em diversidade e gestão de carreiras de artistas e influenciadores, atendendo nomes como Pabllo Vittar, Luísa Sonza e outros. A agência ajuda empresas com estratégias publicitárias integrando música, entretenimento e influenciadores, demonstrando o talento de Preta para o campo da publicidade e marketing, antes mesmo de alcançar o sucesso como cantora.
Musicalmente, lançou ainda os álbuns Noite Preta (turnê em 2008, álbum em 2010), Sou como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), incluindo colaborações com artistas consagrados como Ana Carolina, Thiaguinho, Seu Jorge e Marília Mendonça. entre seus grandes sucessos estão as canções ¨Só O Amor¨, ¨Ver O Mar¨, ¨Sinais de Fogo¨ e ¨Meu Xodó¨.
Preta Gil também foi importante na luta contra preconceitos relacionados a raça, orientação sexual e padrões estéticos, utilizando sua visibilidade para combater racismo, gordofobia e homofobia. Celebrando 20 anos de carreira, em 2022, lançou o show Toda Preta, um projeto intimista revisitando sua trajetória. Em 2024, publicou sua autobiografia Preta Gil: Os Primeiros 50, detalhando sua vida e carreira.
Infelizmente, Preta Gil faleceu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, em Nova Yorke, devido a complicações decorrentes de um câncer colorretal, doença diagnosticada em janeiro de 2023, no mês de agosto do mesmo ano, a cantora passou por uma cirurgia para retirada do tumor e na mesma ocasião foi retirado também o útero. No final do ano de 2024, Preta Gil enfrentou uma longa cirurgia que passou de 18 horas, para retirada de quatro tumores espalhados pelo corpo, sendo, 2 nos linfonodos, 1 no ureter e uma metástase no peritônio.
#luto #pretagil #tratamento #eua #cantora