NÚMERO DE VÍTIMAS FATAIS CHEGA A 70; RESULTADO DA INUNDAÇÃO NO TEXAS
Imagens: Redes Sociais/Divulgação
As inundações no Texas foram causadas por chuvas torrenciais e repentinas, principalmente na região central do estado, especialmente no condado de Kerr, onde o Rio Guadalupe transbordou rapidamente, subindo 8 metros em menos de uma hora. Esse fenômeno foi resultado da combinação de um sistema de baixa pressão lento, que gerou tempestades repentinas sobre a mesma área (conhecido como training storns), e o excesso de umidade tropical trazidos pelos remanescentes da tempestade Barry. A quantidade de chuva foi muito maior do que a prevista inicialmente, chegando a até 45 cm em algumas áreas, o que pegou autoridades e meteorologistas de surpresa e causou inundações catastróficas.
Imagens: Redes Sociais/Divulgação
Até o momento, o número de mortos subiu para 69 pessoas, incluindo 21 crianças, com a maioria das vítimas sendo do condado de Kerr, Há ainda dezenas de desaparecidos, entre eles um grupo de 27 meninas que estavam em um acampamento cristão de verão chamado Camp Mystic, localizado às margens do Rio Guadalupe, que foi severamente atingido pelas enchentes. As buscas por sobreviventes continuam, mas as chances diminuem com o passar do tempo.
Imagens: Redes Sociais/Divulgação
A previsão do tempo indica que a região ainda pode ser atingida por mais chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 250mm em algumas áreas como Austin e San Antonio. Cerca de seis milhões de pessoas estão sob alerta de inundação para próximas horas, o que aumenta o risco de novas enchentes repentinas, especialmente em áreas baixas já saturadas polo excesso de água.
#inundação #texas #vítimas #temporal #meteorologia