Saúde: Tema sempre presente nas ações da prefeitura de Ilha Comprida
Outubro Rosa e Novembro Azul, datas marcantes para saúde, que já terminaram, mas o compromisso com a saúde continua o mesmo todos os dias.
¨Para mim, cuidar das pessoas é prioridade, é missão de verdade¨, disse a Prefeita Maristela Cardona, de Ilha Comprida.
Seguindo com suas palavras ela disse:
Foi por isso que fizemos questão de trazer ações, acolhimento, informação e prevenção em dobro. Porque saúde não pode esperar, e cada pessoa merece ser vista, ouvida e cuidada.
Como gestora pública, ela segue trabalhando para fortalecer o compromisso com a saúde, aproximando a comunidade dos atendimento e garantindo que ninguém fique para trás.
A prefeita finaliza dizendo: seguimos juntos, por uma Ilha Comprida com mais cuidado, mas prevenção e mais vida.
Mais sobre o assunto:
A atenção à saúde de homens e mulheres deve ser contínua e integral, prestada pelos gestores públicos durante todo o ano, e não limitada aos meses de conscientização como o Outubro rosa e o Novembro Azul. As campanhas simbólicas são importantes para alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce, mas o cuidado deve ser permanente, envolvendo acompanhamento médico regular, hábitos saudáveis e acesso aos serviços de saúde. Esse compromisso visa reduzir desigualdade, promover a prevenção e assegurar tratamento eficaz para toda população.
Saúde da Mulher: Atenção Integral e Permanente
No Brasil, embora o Outubro Rosa seja o mês de destaque para a conscientização sobre o câncer de mama, a Fundação do Câncer reforça que o cuidado com a saúde da mulher deve ser mantido durante o ano inteiro, com a realização de exames preventivos e atenção a sinais e sintomas. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher orienta ações educativas, preventivas, diagnósticas, de tratamento e acompanhamento que vão além do câncer, abrangendo saúde reprodutiva, saúde obstétrica, planejamento familiar e combate à violência. A atenção contínua é fundamental para garantir que as mulheres recebam cuidados adequados em todos os ciclos da vida.
Saúde do Homem: Enfrentando Barreiras e Estigma
A saúde do homem tem recebido crescente atenção, mas a procura por cuidados ainda é menos devido a fatores culturais como o estigma e a visão da ida ao médico como fraqueza. Organizações como a Sociedade Brasileira de Urologia têm firmado pactos para fortalecer ações de prevenção e diagnóstico precoce focadas no homem, ampliando a atuação da atenção primária à saúde. Gestores públicos são chamados a promover campanhas educativas e facilitar o acesso a serviços que promovam o cuidado integral e contínuo dos homens, para melhorar a longevidade de vida deste grupo.
Responsabilidade dos Gestores Públicos
Os gestores públicos devem garantir políticas e serviços de saúde que ofereçam cuidado contínuo e integral a toda população, não se limitando aos meses de campanhas específicas. A integração dos serviços de atenção primária com ações intersetoriais e educativas é essencial para promover a autonomia da população e a prevenção de doenças. O Departamento de Gestão do Cuidado Integral no Ministério da Saúde reforça a importância da coordenação das ações para mulheres e homens em todo país, visando a sustentabilidade e efetividade dos cuidados.
Essas estratégias reforçam que a prevenção e o cuidado em saúde exigem compromisso ao longo do ano para que homens e mulheres tenham atenção adequada, evitando o tratamento tardio de doenças e promovendo o bem-estar geral da população.
#saúde #IlhaComprida #gestãopública #saúdedamulher #saúdedohomem #ValeDoRibeira

