PAREDÃO IGUAPENSE: Matheus se destaca no Santos Futebol Clube
A assinatura do vínculo representa o reconhecimento do potencial do atleta, que vem se destacando nas categorias de base pela dedicação, disciplina e desempenho dentro de campo. O contrato de formação esportiva é uma etapa fundamental na carreira de jovens jogadores, garantindo ao clube o acompanhamento e desenvolvimento do atleta durante seu processo de formação.
Palavras dos pais:
ConectadosBR: Quando foi que vocês descobriram o talento do Matheus para o futebol?
Paulo Moura Jr.: A partir dos 9 anos ele começou a se dedicar mais aos treinos de futebol, mas sem pretensão de ser jogador de futebol. Ele sempre gostou de esporte no geral e começou a treinar bastante o futebol em si. Mas sempre foi por diversão. E com 10 anos passamos a perguntar se alguém sabia sobre testes em clubes mais p ele ter a experiência. Mas era muito difícil conseguir.
ConectadosBR: Ele sempre jogava no gol mesmo ou em outra posição?
Adriana Pupo Pereira de Moura: Ele nem sempre foi goleiro em Iguape. Começou na linha, como zagueiro principalmente pelo tamanho q sempre se destacou. Mas em uma oportunidade no treino na falta de goleiro, ele foi e gostou. E não saiu mais.
O pai nunca teve a preferência de posição, porque nunca tivemos a pretensão de que ele se tornasse jogador de um clube. Pra nós o esporte era questão de saúde, de aprendizado e diversão. Mas se ele continuasse na linha também iria ser muito bom. Pai e mãe de goleiro sofrem muito.
ConectadosBR: Como surgiu o teste no SFC, e depois a notícia de aprovação?
Adriana Pupo Pereira de Moura: Aos seus 10 anos, em um dos seus treinos o pai filmou como sempre fazia e postou nas suas redes sociais. E quando por grande surpresa uma colega de trabalho lá do Paraná respondeu ao vídeo elogiando o treino dele como goleiro, e comentando que havia se casado com o treinador de goleiro do santos do sub15 e passou a morar na baixada santista. Para nós esse foi um sinal de Deus dando ao Matheus a oportunidade que buscava. Depois desse contato, passamos a conversar com ele sobre o teste, que mesmo assim demorou mais de 6 meses para conseguirmos. E somente aos 11 anos, em fevereiro de 2024 veio a notícia que o teste poderia dar certo. E no final do mês enfim viajamos para passar 1 semana em Santos. Mas sempre deixamos claro que não tinha obrigação nenhuma. Era para ele se divertir e dar o seu melhor.
Ao final da semana nos pediram mais uma semana de teste. E no final da segunda semana recebemos a resposta na vila Belmiro do coordenador de captação, informando que o Matheus tinha passado. Nessa leva de mais de 30 garotos, somente 2 passaram. Matheus e outro colega de Brasília. Era comum ver meninos que já tinham empresários com 11 anos, que já vinham de outros clubes grandes. E o Matheus passou sem ter essa experiência anterior de clubes grandes, jogando em campo de areia, com pouca experiência no futsal, somente com seu talento, disposição, e ajuda dos seus treinadores de Iguape.
ConectadosBR: Como foi na época, vocês estavam trabalhando em Iguape, como foi largar tudo?
Paulo Moura Jr.: Em 15 dias o Matheus tinha que se reapresentar para integrar o grupo e fazer bateria de exames. Então ai começou a nossa jornada. Foram muitas abdicações, muitos desafios, muitas críticas, mas também muito apoio. Sendo esse último essencial para que o primeiro passo desse certo. Eu larguei 2 empregos e fui para Santos com o Matheus (em15 dias). Enquanto a minha esposa Adriana continuou em Iguape trabalhando e cuidando da nossa caçulinha Laura. Foi uma época muito difícil, de grandes mudanças nas nossas vidas, além da perda pessoal do avô do Matheus, pai da Adriana, logo um mês após essa mudança. Enfim, foi um ano de lutas, mas sempre com Deus orientando. E no início de 2025, consegui trazer a minha esposa e nossa filha para a família se reunir novamente. E vivemos todos juntos a realização desse sonho.
ConectadosBR: A estreia no campo, lembra contra quem foi? Quem ficou mais nervoso, o Matheus ou vocês?
Paulo MouraJr.: A estreia no campo pelo Santos foi contra um time de São Paulo no campeonato da Copa Buh, ainda na fase de grupos. Acredito que nós ficamos mais nervosos do que ele. Em campo ele se saiu muito bem. E no final desse campeonato ainda ganharam do Palmeiras nos pênaltis com o Matheus pegando um pênalti decisivo.
ConectadosBR: O que representa pra vocês esse contrato com o SFC, não em termos de valor, mas da realização de um sonho e qual a duração do vínculo?
Paulo Moura Jr.: Esse novo contrato representa um importante passo na carreira dele, por ser seu contrato de formação esportiva. Nele o santos passa a ser seu clube formador, tendo obrigações na sua formação como atleta , e Matheus também tem seus deveres como atleta, de se cuidar, prezar pela sua saúde física e mental além da sua imagem, isso tudo com o apoio do Santos Futebol Clube. Isso representa que o clube confia no seu potencial para se tornar um futuro jogador profissional e esta investindo nele. O contrato tem 3 anos de duração até chegar aos 16, que já poderá assinar o profissional.
ConectadosBR: Paulo Moura Júnior, deixe uma mensagem para os pais e para os meninos e meninas que sonham com o sucesso no esporte.
Paulo Moura Jr.: Para os que sonham em se tornar atleta de grandes clubes, saibam que todo esforço vale a pena. O apoio da família com certeza é essencial, mas o atleta precisa ter muita dedicação e força de vontade. E colocar Deus a frente de tudo. Tem que confiar e não desistir. Porque muitos desistem, e nesse momento quem não para, sai na frente. A vida de atleta não é fácil. Eh uma vida de abdicações, pressão, responsabilidade , mas para quem ama o futebol, faz tudo isso com muito amor e prazer.
E tem que saber que ser atleta de futebol não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona. Você sempre vai ter que estar se dedicando muito, se reinventando para estar sempre melhorando. E com o mental muito bom. Mas com Deus na frente, tudo é possível. Sempre Deus nos guiou. Desde a notícia do teste até hoje com o contrato de formação assinado. E sabemos que o caminho é muito longo ainda. Temos os pés no chão. Mas temos a certeza que nada será em vão. São experiências que nunca serão esquecidas.
ConectadosBR: Desejamos ao Matheus, muito sucesso em toda sua carreira e que Deus lhe guarde e abençoe sempre, aos pais e irmã, parabéns por todo apoio e por acreditarem que nada é em vão.
Imagens: Maurício
Apoio: Leonardo Morgado/CAA Base
#Santos #goleiro #atleta #formação #futebol #esporte #SFC #Iguape #ValedoRibeira

.jpeg)
.jpeg)