Prefeitura entrega certificados de capacitação em primeiros socorros para 400 profissionais em São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação e de Saúde (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 132), entregou nesta terça-feira (9/12) os certificados para os 400 profissionais que participaram do curso de capacitação ministrado pelo SAMU São Sebastião.
A capacitação contemplou gestores, professores, cozinheiras, auxiliares escolares e demais funcionários das unidades de ensino. Entre os conteúdos abordados, destacaram-se manobra de desengasgo, atendimento em casos de desmaios e convulsões, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e procedimentos adequados em situações de quedas e outras urgências comuns no dia a dia das escolas.
“Hoje vivemos um momento especial. Trata-se de um trabalho que começou em julho pelo cumprimento da Lei Lucas e que já salvou três vidas”, disse André Leandro, coordenador do SAMU no Litoral Norte, durante a solenidade no Teatro Municipal.
De acordo com ele, essa formação tem um objetivo poderoso que é adequar as escolas municipais à Lei Lucas para garantir que o ambiente escolar seja ainda mais seguro para todos. “Essa parceria entre Sesau e Seduc segue gerando bons projetos que transformam vidas, e hoje tivemos uma prova viva disso”.
A Lei Lucas foi aprovada em 2018 e torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários em escolas públicas e particulares de educação básica, além de estabelecimentos de recreação infantil.
“Essa lei foi criada após uma fatalidade que resultou na morte do pequeno Lucas Begalli, de 10 anos, que se engasgou com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar em 2017”, relembra a secretária de Saúde, Laysa Pires. “Adequar nossas escolas com profissionais capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência é salvar vidas. Hoje também celebramos o marco de 100% das escolas do município com profissionais certificados em primeiros socorros”, completou a secretária.
A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou o avanço da política de segurança escolar. “Nossos profissionais demonstram, diariamente, comprometimento e responsabilidade com os estudantes. A capacitação em primeiros socorros reforça nosso compromisso com um ambiente escolar mais seguro, humano e preparado para agir diante de qualquer intercorrência”.
Em 2025, cerca de 500 profissionais da rede municipal foram capacitados, ampliando a cobertura do treinamento em todas as unidades escolares do município e fortalecendo a cultura de prevenção, proteção e resposta eficaz em toda a rede de ensino.
Homenagem
Durante a cerimônia, as cozinheiras Cristiane Ferreira dos Santos, da EM Solange de Paula, da Enseada; e Missilene Ribeiro Santos, da Creche Municipal de Juquehy II; foram homenageadas após salvarem alunos que sofreram episódios de engasgo em suas unidades. Em seus relatos, ambas destacaram como o curso foi decisivo para que agissem com segurança e rapidez.
Cristiane ressaltou que “cada treinamento representa uma vida salva”, reforçando o impacto direto da formação em sua atuação. Já Missilene contou que apenas uma semana após participar da capacitação, conseguiu desengasgar uma criança usando corretamente a técnica aprendida, fato que emocionou o público presente.
Fonte: PMSS/Marcelo Veríssimo
#SãoSebastião #litoralnorte #saúde #primeirossocorros #certificado
