MUNDO: EUA invade a Venezuela e confirma captura do ¨Ditador¨ Nicolás Maduro e esposa
Trump continuou sua declaração, dizendo: Esta operação foi realizada em conjunto com as forças de segurança dos EUA. Mais detalhes em breve. Haverá uma coletiva de imprensa hoje, às 11h, em Mar-a-Lago. Agradeço a sua atenção! Presidente Donald J. Trump”.
“A Força Armada Nacional Bolivariana informa ao mundo inteiro que na madrugada de hoje, 03 de janeiro de 2026, o povo venezuelano foi alvo da agressão militar mais criminosa por parte do governo dos EUA”, disse O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López.
Declarações pelo mundo:
*Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, disse: "Os bombardeiros em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassa uma linha inaceitável. Esses atos representa uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional".
Declaração de Daniel Noboa, Presidente do Equador: "A todos os criminosos narcochavistas chega a sua hora".
* Ravier Milei, Presidente da Argentina, declarou: "A liberdade avança. Viva a liberdade..."
* “O governo colombiano rejeita qualquer ação militar unilateral que possa agravar a situação ou colocar em risco a população civil”. Disse, Gustavo Petro, Presidente da Colômbia.
* DE Cuba, o chanceler Bruno Rodrigues, disse que o país "condena energicamente a agressão militar em curso" e que os bombardeios e ações bélicas contra Caracas e outras regiões venezuelanas são "atos covardes contra uma nação que não agrediu os EUA".
O Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, fez uma declaração afirmando que "está monitorando de perto os eventos na Venezuela".
*Matéria em atualização.
#EUA #DonaldTrump #venezuela #NicolásMaduro #captura #mundo #política #declarações
