Prefeitura Municipal de Iguape investindo na saúde da mulher
Fiquem atentas para as datas e procure sempre orientação médica, mantenha seus exames sempre atualizados e ao menos sinal de alterações não hesite em procurar o médico.
Agenda desta sexta-feira (28)
9h - Palestra e roda de conversa
10h - Dinâmica
11h30 - Encerramento
Local: ESF Rocio Central
Importante saber:
No Brasil, o câncer de colo do útero está entre os tipos de tumores mais comuns entre as mulheres, com aproximadamente 16 mil novos casos por ano (diagnosticados). A realização regular do Papanicolau pode reduzir significativamente a incidência e a mortalidade por esse tipo de câncer, com estudos indicando que se 80% das mulheres realizassem o exame, a redução poderia ser de 60 a 90% da letalidade.
Mulheres a partir dos 25 anos que têm ou já tiveram atividade sexual devem realizar o Papanicolau anualmente. A partir dos 30 anos, o exame pode ser combinado com o teste de DNA do HPV.
O exame de Papanicolau é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero, sendo o principal método para detectar lesões pré-cancerosas e outras condições ginecológicas. Ele permite a identificação precoce de alterações celulares, infecções e doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, que é a principal causa do câncer cervical.
*Prevenção é o melhor tratamento*
Foto: Divulgação/PMI
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
#prevenção #palestra #cancer #mulher